6 MARÇO, 2023

LAD

Conversas à solta: Portugal reage bem às suas memórias?

(“A memória é a consciência inserida no tempo.” Fernando Pessoa)

A Associação LAD e o AIM ALDE Party Portugal promoveram o evento “CONVERSAS À SOLTA”: “Portugal reage bem às suas Memórias?”

O evento decorreu no dia 6 de Março de 2023 no Hotel Marriott, em Lisboa.

Painel composto por:

• Maria João Avillez
  • Luís Rosa
  • Moderação: Dra. Diana Soller
Portugal parece ter um problema com a sua história recente. Ao contrário do que acontece em quase todos os países da esfera transatlântica, a classe política não escreve as suas memórias nem tão pouco lida de forma serena com os poucos trabalhos biográficos que vão surgindo. A ausência destes testemunhos empobrece a democracia e torna mais opaco o processo de tomada de decisão em Portugal.

A Associação LAD acredita que um estado de direito maduro precisa de memória, simultaneamente histórica e contemporânea, para que todos possamos entender os fundamentos que desencadeiam as políticas levadas a cabo em Portugal. Porque é que somos assim? Porque é que rejeitamos um olhar para o nosso passado recente?

Para tentar encontrar respostas a estas perguntas a Associação LAD e o AIM ALDE Portugal convidou dois jornalistas que muito se têm notabilizado pela sua abordagem a estes temas.

Maria João Avillez, jornalista e autora de inúmeras obras entre elas várias biografias, e Luís Rosa, jornalista e autor de várias obras entre elas, a mais recente, “O Governador”. A conversa teve a moderação de Diana Soller investigadora do IPRI/NOVA.

Junta-te a nós e luta ao nosso lado!

Pela construção de uma sociedade baseada nos princípios liberais fundamentais da liberdade, da democracia, do Estado de direito, no respeito pelos direitos humanos e pela solidariedade.