Eventos

Eventos

29 MARÇO, 2023

LAD e ALDE AIM

Conversas à Solta: Liberdade de Expressão vs. Politicamente correto

Conversas à Solta: Liberdade de Expressão vs Politicamente Correto

“Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade” – Voltaire

 

No passado dia 29 de Março de 2023 decorreu mais um evento das Conversas à Solta promovido pela Associação LAD e pelo AIM ALDE Party Portugal desta vez dedicado ao tema da Liberdade de Expressão vs Politicamente Correto.

O espaço escolhido para a nossa conversa foi o Hotel Ramada, em Lisboa, e contou no seu painel de convidados com a já nossa habitual moderadora Dra. Diana Soller, com o humorista Ricardo Araújo Pereira, o cronista João Miguel Tavares e com a deputada socialista, e advogada, Isabel Moreira.

Num século que muitos consideram o século da informação voltamos a deparar-nos com os velhos fantasmas da censura e do excesso de paternalismo para com a sociedade. Autores e personalidades são censurados ou cancelados por dizer ou escrever o que pensam. Livros e expressões são reescritos, desaconselhados ou adaptados às novas realidades para proteger as gerações mais novas. Como podemos parar e combater esta censura mascarada de politicamente correto que age apenas para o nosso bem? Estará a liberdade de expressão ameaçada? Estaremos, sem nos apercebermos, a condicionar o nosso discurso e pensamento para evitar ofender o outro?

Numa sessão bem-humorada e animada procurou-se responder as estas questões e abordaram-se temas ligados à liberdade de expressão, à censura ou o politicamente correto, e como enquanto sociedade podemos preservar a capacidade de nos expressarmos sem medos ou condicionamentos. Para a Associação LAD este é um tema deveras importante pois assenta num dos principais pilares da liberdade, o direito ao livre pensamento e à liberdade expressão dos cidadãos.

Para assistir ao evento completo, reproduza o vídeo abaixo. 

Junta-te a nós e luta ao nosso lado!

Pela construção de uma sociedade baseada nos princípios liberais fundamentais da liberdade, da democracia, do Estado de direito, no respeito pelos direitos humanos e pela solidariedade.