1 MARÇO, 2024

LAD

Conversas à Solta- “Porque saem os agricultores à rua?"
(Agricultura: desafios e soluções)

Pode um homem ser livre sem pão?

Portugal e a Europa têm visto os agricultores saírem à rua, mas será que o público entende a razão?

Vivemos num mundo global, onde num clique fazemos uma encomenda do outro lado do mundo e ela nos chega comodamente à porta de casa.

Se por um lado, entramos numa mercearia ou num supermercado e abastecemo-nos de alimentos, sem nos preocuparmos como chegaram até ali, por outro, não nos podemos esquecer que nos anos 30 e 40 do séc. XX houve sérios racionamentos de bens essenciais.

Será que somente em alturas de crise, como durante a epidemia de COVID 19 ou guerras, nos questionamos sobre a auto suficiência alimentar?

Será que a desertificação do interior do país que se deve, em parte, ao abandono dos campos, acontece porque a agricultura já não é rentável?

Fará sentido sermos mais rigorosos com as normas de produção europeias (porque não produzimos o suficiente), e por essa razão sermos obrigados a importar alimentos de países onde há ausência dessa mesma regulamentação ou onde ela é mais leve? Impomos regras para dentro e acabamos a consumir produtos de países que não as cumprem?

Mas afinal, porque razão saem à rua os agricultores?
O que os move?
Qual o futuro da agricultura em Portugal e na Europa?

Para reflectirmos sobre tudo isto, iremos conversar com agricultores nacionais que vivem diariamente a problemática deste sector, ouvir as suas razões e os seus argumentos, sem qualquer pretensão a não ser entender a sua realidade.

Tendo presente que Associação LAD tem como uma das suas missões contribuir para o livre esclarecimento de temas relevantes para o desenvolvimento do país e da Sociedade Portuguesa, que o diálogo e a exposiçao de pontos de vista bem informados são essenciais para entendermos temas complexos, como o da Agricultura, resolvemos levar a cabo um encontro sobre esta temática no próximo dia 1 de Março, pelas 18 horas, no Hotel Marriott, em Lisboa, seguido de jantar ( facultativo).

Para esta conversa convidámos o Eng. Francisco Gomes da Silva (Professor de Agronomia no ISA e gestor na AGROGES), o Eng. José Diogo Albuquerque (Eng. Agrónomo e gestor do Agroportal), a Dra. Helena Leão (Médica Veterinária e agricultora), o Eng. Rui Garrido (Eng. Agrónomo e presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul), com a moderação da Dra. Vanda Morgado Mota (Jurista, gestora e membro fundador da Associação LAD), para nos ajudarem a analisar estes assuntos, partilhando as suas experiências e pontos de vista.

Entrada livre com inscriçao obrigatória no link.

Junta-te a nós e luta ao nosso lado!

Pela construção de uma sociedade baseada nos princípios liberais fundamentais da liberdade, da democracia, do Estado de direito, no respeito pelos direitos humanos e pela solidariedade.