Missão
Missão
A NOSSA MISSÃO
A LAD Associação Cívica, tem como missão fundamental a promoção do exercício de uma cidadania ativa, informada e consciente
Almejamos a defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, e a estimulação da participação ativa e do envolvimento cívico na sociedade, com consequente fortalecimento da Democracia, à luz da proteção das liberdades fundamentais e individuais e dos direitos humanos.
Organizar
Para tal, pretendemos organizar eventos de carácter cultural, educativo, político e social, nas mais variadas temáticas e com painéis de qualidade que abranjam vários sectores e várias opiniões da sociedade portuguesa.
Divulgar
Acreditamos ser fundamental para o desenvolvimento do país, a divulgação e a luta pelos valores da liberdade individual, mas estamos convictos que a perspectiva deve ser igualmente europeísta, ter uma orientação Atlântica e uma especial atenção ao mundo Lusófono.
Partilhar
A troca de ideias e de informação é fundamental e para tal, estabelecer parcerias com outras instituições com valores semelhantes é parte da nossa missão, por forma a dar relevância ao debate de ideias e estimular o seu efeito multiplicador.
Estimular
O nosso objectivo é estimular discussões com profundidade e sempre com contraditório, na procura de soluções viáveis que conduzam a decisões mais informadas.
PARAFRASEANDO AXEL KAISER
"o que procuramos é mudar o clima da opinião intelectual ao nível das ideias para posteriormente ter um impacto sobre o desenvolvimento das Instituições"
É através da crítica, da penetração cultural e da permeabilidade de ideias que queremos estimular esta revolução cultural e paradigmática do país, de modo a almejar a criação de uma sociedade mais livre para as gerações futuras.
A procura e defesa da Liberdade enquanto pedra basilar da civilização deve ser feita em todas as frentes e a LAD acredita, tal como Margaret Mead, que...
"nunca duvidem que um pequeno grupo de indivíduos comprometidos e empenhados pode mudar o mundo."
Não viramos costas a Portugal e assumimos o compromisso de ajudar na transformação da sociedade em mais e melhor.
Valores
Valores
Em primeiro lugar, valorizamos e promovemos a defesa e o respeito pela Constituição da República Portuguesa, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Convenção Europeia dos Direitos Humanos.
Enquanto profundamente Liberais e tal como Friedrich Hayek, defendemos que “a igualdade perante a lei é o único tipo de igualdade que conduz à liberdade e a única igualdade que podemos garantir sem destruir a liberdade".
Um Liberal não é um Libertário. Acreditamos na Lei e estamos imbuídos no espírito fundador da União Europeia, na luta pela paz, pelo bem-estar social e pela prosperidade geral, revendo-nos nas palavras de alguns dos seus fundadores como Robert Schumann, Konrad Adenauer e Jean Monnet.
Cremos, como valores fundamentais e inquestionáveis:
- Defesada Liberdade Individual
- Respeitopela propriedade privada
- LiberdadeEconómica e política
- Liberdade de expressãode credo e de ideologia
Mudança
Sabemos que uma mudança paradigmática da sociedade portuguesa não surge imediatamente mas acreditamos, como Milton e Rose Friedman, que "uma grande mudança na política social e económica é precedida por uma mudança no clima da opinião intelectual.”
Futuro
Trabalhamos para o futuro e mesmo sabendo que a transmissão de uma nova corrente intelectual é lenta e gradual, acreditamos que através da pressão que exerce sobre o governo, acabará por afectar o curso da política social e económica da sociedade.
Predispomo-nos a trabalhar na mudança do clima e opinião intelectual portuguesa.
Responsabilidade
A Liberdade não existe sem estar acompanhada de responsabilidade e é fundamental alertar a sociedade para a necessidade da separação de poderes de modo evitar a sua acumulação, bem como estabelecer mecanismos para afiançar o seu equilíbrio e controlo.
Integração
Sabendo do descrédito que a classe política nutre junto da população nacional, a nossa preocupação e foco é a integração da sociedade nas questões politicas. Preconizamos a procura de respostas e propostas que motivem o envolvimento dos indivíduos na política, pois a mesma é “tudo” nas suas vidas.
DISSE FERNANDO PESSOA QUE
“a liberdade, porém, tem uma condição - a segurança”.
A LAD SUBSCREVE.
Aumentar a participação da sociedade na vida democrática, bem como lutar por uma maior transparência e um rigoroso escrutínio é devolver a confiança aos que fazem a gestão da “Res publica”.
Pretendemos contribuir para uma sociedade mais justa, mais solidaria, mais inclusiva, mais livre e mais aberta. Uma sociedade que aproveite as potencialidades de cada um dos seus cidadãos, de modo a atingirem o seu pleno potencial, livres de pobreza, de ignorância e de discriminação.
Disse Hannah Arendt “somos livres de mudar o mundo e começar algo novo nele”. Acrescentamos nós: com Liberdade, Ação e Democracia.
Junta-te a nós e luta ao nosso lado!
Pela construção de uma sociedade baseada nos princípios liberais fundamentais da liberdade, da democracia, do Estado de direito, no respeito pelos direitos humanos e pela solidariedade.