Manifesto

Manifesto

HUMBERTO DELGADO DISSE:

"Sou liberal e como liberal me dirijo a todos os portugueses que desejem a sua pátria libertada"

Falar de Liberalismo, obriga-nos em primeiro lugar a falar a Sociedade enquanto criação humana que se traduz na reunião de indivíduos unidos pela origem ou pela lei.

 

A sociedade, na nossa óptica Liberal, vive e atua apenas através do indivíduo, descrevendo uma determinada atitude da parte dos mesmos. Todos nós carregamos uma parte da sociedade aos ombros, todos nós temos um papel a cumprir e nenhum de nós tem dispensa da sua parcela de responsabilidade pelos outros. O foco primordial, esse, está na valorização de cada indivíduo e das suas valências únicas.

Um Liberal acredita que a batalha intelectual é algo fundamental. Mesmo quando parece não existir saída e que aparentemente a sociedade se arrasta para um colapso, um Liberal, tem o dever de não virar as costas e assumir que não pode ser um mero espectador. Em cada Liberal existe um disruptor e alguém com vontade de estimular a mudança.

Fazendo nossas as palavras minimalistas de Alberto Benegas Lynch, “o Liberalismo é o respeito irrestrito do projecto de vida do próximo”. É o saber e convicção que a Liberdade do ser humano é inquestionável, mas que a Liberdade de um, acaba onde começa a liberdade do outro.

Com o espírito de estimular o debate, conscientes de que o mesmo estimula a inteligência, acreditamos que podemos estimular a vontade e o pensamento de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais próspera.

Ludwig Von Mises, no seu livro “Socialismo - Uma Análise Económica e Sociológica”, disse que “a grande discussão social não pode prosseguir senão por meio do pensamento, da vontade e da ação dos indivíduos”. É com este espírito que fundámos a L.A.D.

As constantes e legítimas preocupações com a liberdade de expressão e doutrinação da população portuguesa aliadas à desinformação constante, alimentaram a nossa preocupação, mas também serviram de galvanização para o estudo dos fenómenos que afectam a sociedade. O que pretendemos é fundamentalmente a procura de soluções para os problemas que temos e o redireccionamento de Portugal para um rumo que conduza à Liberdade e à prosperidade.

 

Corria o ano de 1947 quando o Manifesto de Oxford lapidou:

“Apelamos a todos os homens e mulheres que estão de acordo com esses ideais e princípios a se juntarem a nós num esforço para ganhar sua aceitação em todo o mundo”.

A L.A.D. ACEITA O DESAFIO.

A nossa missão é a procura de respostas politicas para os problemas reais da sociedade e acreditamos que tal só será possível através de uma maior promoção da Liberdade e responsabilidade individuais, da defesa dos direitos humanos, da procura de uma economia aberta e cooperativa e da defesa de uma sociedade mais inclusiva e mais participativa. Em suma, de uma sociedade verdadeiramente, Livre.

COMO PESSOA DEIXOU ESCRITO

“…falta cumprir-se Portugal…” “…Movimentos da esperança e da vontade, Buscar na linha fria do horizonte A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte — Os beijos merecidos da Verdade”

(Mensagem, 1934, Fernando Pessoa)

Junta-te a nós e luta ao nosso lado!

Pela construção de uma sociedade baseada nos princípios liberais fundamentais da liberdade, da democracia, do Estado de direito, no respeito pelos direitos humanos e pela solidariedade.