Princípios

OS NOSSOS PRINCÍPIOS

A LAD descreve-se como uma Associação Cívica cujo objectivo fundamental é a promoção dos valores da cidadania e da participação cívica.

Conhecendo a realidade portuguesa, procuramos deste modo fomentar o conhecimento e a literacia em política, a par da divulgação da cultura e dos princípios liberais.

Tomando como base o estudo dos fenómenos culturais, sociais, económicos e políticos determinantes do livre exercício da democracia em Portugal, preconizamos a construção de uma sociedade baseada na Liberdade, na Democracia, no Estado de direito, no respeito pelos direitos humanos, na tolerância e na solidariedade.

O QUE QUEREMOS

Propomo-nos a contribuir para a implementação de uma sociedade mais justa, mais livre, mais aberta e mais inclusiva. Uma sociedade que permita a valorização das potencialidades únicas de cada um dos seus cidadãos que, em sinergia, serão assim capazes de participar activamente na construção de uma vida melhor.

Realizar o potencial dos cidadãos

Queremos potenciar os cidadãos de hoje, para que realizem a totalidade do seu potencial e sejam mais amanhã. Ambicionamos pessoas libertas da pobreza, da ignorância e da discriminação de qualquer género.

Defender os seus direitos

Através da promoção do exercício de uma cidadania ativa, informada e consciente, queremos ajudar a defender os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e estimular a participação ativa e o envolvimento cívico na sociedade.

Só assim podemos almejar fortalecer a democracia à luz da proteção das liberdades fundamentais e individuais e dos direitos humanos.

Valorizar o indivíduo e a comunidade

Acreditamos na valorização do indivíduo e no sentido de comunidade. Incentivando a partilha, a união e a proteção dos direitos individuais, seremos capazes de idealizar uma sociedade livre, moderna, inclusiva, eficiente, justa e solidária.

Defender a sua dignidade e valor

Consideramos fundamental a defesa da dignidade e o valor da pessoa humana e a sua soberania individual e colectiva, não deixando de parte a promoção e o acesso à informação e ao conhecimento.

Através da pluralidade de pensamento sem condicionamentos religiosos, políticos ou ideológicos, defendemos activamente a salvaguarda do direito ao debate. Pretendemos, igualmente, incentivar o contraditório enquanto veículo de construção de uma sociedade livre e baseada no conhecimento científico.

As liberdades individual, de opinião e de expressão, são para nós incontornáveis, assim como os valores básicos e inalienáveis reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Criação de projetos

Através da criação de projectos no âmbito cultural, educativo e de defesa dos direitos e liberdades individuais, de opinião e de expressão estabeleceremos estruturas de ativação da cidadania, de potenciação da informação e de defesa dos direitos dos cidadãos.

Eventos de cariz diferente

Iremos organizar eventos, reuniões, tertúlias, debates, conferências, colóquios, e outros eventos de cariz educacional, informativo, pedagógico, cultural, desportivo, político e social, de maneira a incentivar e promover experiências educativas e informativas

A NOSSA GÉNESE

Está na nossa génese a defesa da liberdade de expressão, do pluralismo, do debate e também do contraditório, de qualquer notícia ou opinião.

Acreditamos no direito à informação, à reclamação e principalmente, à decisão informada.

Acima de tudo, olhamos para o futuro, acreditamos em Portugal e acreditamos nos Portugueses. Sabemos que podemos ser mais e melhor e que o conhecimento nunca ocupará lugar.