21 JUNHO, 2022

Parceria ALDE E LAD

Defesa: Desafios e Soluções

Na quarta conversa da coordenação para Portugal AIM do ALDE Party em parceria com a LAD, debateu-se o tema: “Defesa: Desafios e Soluções”.

O evento teve lugar no dia 21 de Junho, pelas 18h, em Lisboa, seguido de jantar. Teve um painel de luxo, com os seguintes convidados:

General José Luiz Pinto Ramalho

Nascido em Sintra, cursou na Academia Militar. Foi promovido ao posto de General em 18 de Dezembro de 2006, quando assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército, tendo cumprido os dois mandatos até Dezembro de 2011. Antes tinha sido Director do IAEM (2004-05) e Director do IESM (2005-06). Foi Chefe da Divisão de Planeamento e Programação do EME (1998-99) e Chefe do Estado-Maior do COFT (1996-97).

No âmbito do MDN, foi Adjunto do Ministro da Defesa Nacional para as Relações Externas de Defesa e CTM, Secretário do Grupo de Reflexão Estratégica (1988-91), Chefe de Gabinete do MDN (1999-2001) e Director Geral de Política de Defesa Nacional (2001-04). Foi Conselheiro Militar na PODELNATO, como NADREP e Representante Nacional no Comité de Segurança e Protecção das Armas Nucleares (1993-96), desempenhou também as mesmas funções na UEO. Cumpriu duas Comissões de Serviço na RMAngola (1968-69, nos COMANDOS, e 1971-73, na CART 3415 e Rep Oper do Comando da AM 1) e uma Comissão em Macau (1978-81).

Obteve o Grau de Mestre em Estratégia (1987) pelo ISCSP da UT de Lisboa e foi Professor Catedrático convidado do ISCSP, nos Mestrados de Estratégia e Relações internacionais (2004- 06), tendo suspendido por força da nomeação como CEME.

É Sócio Efectivo da Revista Militar desde 2007 e seu Presidente da Direcção desde 2012, em 1991 membro fundador do Instituto Português da Conjuntura Estratégica, desde 2009 Sócio Emérito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, sendo actualmente seu Vice- Presidente, desde 2018 Sócio Correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

Presidente da Direcção da Liga da Multissecular Amizade Portugal-China, Presidente da Direção do Grupo de Reflexão Estratégica Independente e Presidente da Assembleia Geral da Associação de COMANDOS.

Possui várias condecorações nacionais e estrangeiras (das quais se destacam: a Ordem Militar de Cristo, Grau de Grã-Cruz; a Ordem Militar de Avis, Grau de Oficial e Grau de Cavaleiro; 4 Medalhas de Ouro de Serviços Distintos; e 1 Medalha de Prata de Serviços Distintos.

Tem ainda as seguintes condecorações estrangeiras: Ordem de Mérito – França, Grau de Oficial; Ordem do Mérito Militar – Brasil, Grau de Grande-Oficial; Medalha do Pacificador – Brasil, Grau de Grande-Oficial; Medalha “Cruz de la Victoria” – Chile; “Gran Cruz del Mérito Militar com Distintivo Blanco” – Espanha; Grand-Croix avec épées de l’Ordre “pro Merito Melitensi” da Ordem Soberana Militar de Malta; Ordem de Timor-Leste – Grau mais elevado desta condecoração. )

José Manuel Milhazes Pinto

Nascido e criado na Póvoa de Varzim. Em 1977, foi estudar para a União Soviética. Licenciou-se em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas.

Em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico na TSF e depois noutros media portugueses. Em 2008, doutorou-se. Regressou a Portugal em 2015 com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas.

É autor de vasta obra publicada, da qual destacamos “Cunhal, Brejnev e o 25 de Abril” (2013), “Rússia e Europa: uma parte do todo” (2016), “As Minhas Aventuras no País dos Sovietes” (2017), “Os Blumthal” (2019) e “A Mais Breve História da Rússia”(2022).

Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa. É comentador na SIC e cronista no Observador.

Teve como moderadora:

Diana Silveira e Lorena de Almeida Soller

Nascida em Lisboa. Doutoranda em Estudos Internacionais na Universidade de Miami e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada. É Investigadora associada no IPRI-NOVA a desenvolver projetos nas áreas de ordenamento internacional, política externa dos Estados Unidos e populismos comparados. Investigadora visitante na Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro) e na Observer Research Foundation (Nova Deli), bem como assessora de estudos no Instituto da Defesa Nacional (2005-2010). Possui Mestrado em Relações Internacionais (pré-Bolonha) pela Universidade Lusíada de Lisboa. Tem o Curso de Formação Geral para Jornalistas pelo CENJOR (Centro de Formação Protocolar para Jornalistas), Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, (variante Português/Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É também Colunista de assuntos internacionais no jornal Observador e comentadora na CNN.

Junta-te a nós e luta ao nosso lado!

Pela construção de uma sociedade baseada nos princípios liberais fundamentais da liberdade, da democracia, do Estado de direito, no respeito pelos direitos humanos e pela solidariedade.