23 JUNHO, 2023

Petiscos à Solta, Associação LAD

Apresentação do livro: “Os Partidos Políticos nas Eleições Europeias”

Apresentação do Livro: “Os Partidos Políticos nas Eleições Europeias”

No passado dia 23 de Junho, e associado ao habitual convívio semanal dos Petiscos à Solta, decorreu no Magnetic de Sete-Rios, em Lisboa, a apresentação da obra: “Os Partidos Políticos nas Eleições Europeias” de Filipe Fernandes. Este evento, que contou com o apoio da Associação LAD, foi apresentado pelo Professor Doutor José Adelino Maltez, pela Dra Maria Helena Evangelista e pelo Dr. Miguel Quintas, que substituiu à última da hora a Professora Diana Soller.

Partindo de uma investigação académica, Filipe Fernandes, Mestre em Ciência Política pela Universidade de Aveiro e ex-bolseiro de investigação na Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), mergulha nos meandros da política europeia e procura compreender os objetivos, políticas e causas que moveram os partidos europeus que se candidataram às eleições europeias nos últimos 10 anos.

Nesta obra o autor divide os sistemas partidários candidatos em duas facções: os partidos desafiadores e os partidos dominantes. Ao longo desta brilhante tese, Filipe Fernandes, irá procurar explicar as estratégias e os esforços que ambas as facções usam para influenciar a opinião pública e para ganhar maior relevo e expressão eleitoral.

Numa tarde animada, repleta de perguntas e de debate político a obra de Filipe Fernandes torna-se essencial para compreender a História política europeia da última década.

:writing_hand:Sobre o autor:
Filipe Fernandes é Licenciado em Ciência Política, pela Universidade do Minho, onde desempenhou diversas funções académicas, é Mestre em Ciência Política, pela Universidade de Aveiro. Foi bolseiro de investigação na Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP).
Conta com participação em alguns projetos de investigação nacionais e internacionais, assim como experiência em gestão de ciência. Politicamente, tem experiência nas áreas de assessoria, comunicação e campanhas eleitorais.
As suas principais áreas de interesse são as campanhas eleitorais, a comunicação política e os sistemas partidários. Tem já obras publicadas, sendo autor do livro “Os Partidos Políticos nas Eleições Europeias”.

:blue_book:Sobre o livro:
Este livro surge no âmbito de uma investigação académica.
É absolutamente essencial compreender os partidos e o foco da ação de cada um face aos seus objetivos. Os sistemas partidários europeus assentam em estruturas de competição, com diversos partidos a competirem por meios finitos que os aproximam dos objetivos de cada um.
Neste sentido, torna-se fundamental compreender as características dos sistemas partidários e, seguidamente, analisar as movimentações dos partidos políticos ao longo das campanhas eleitorais. Este livro propõe-se a contribuir para parte desta análise.
Os sistemas partidários dividem-se entre Partidos Desafiadores e Partidos Dominantes. Os Partidos Desafiadores são os principais politizadores da União Europeia, tentando introduzir novos temas e promovendo a inovação dentro do debate público. Os Partidos Dominantes procuram aplicar estratégias de reação que lhes permitam assegurar a continuidade da sua prevalência e maior expressão eleitoral.
Quais as dinâmicas que levam os partidos a optar por salientar determinados assuntos nas suas campanhas? Como é que os partidos influenciam as campanhas dos seus adversários?

Junta-te a nós e luta ao nosso lado!

Pela construção de uma sociedade baseada nos princípios liberais fundamentais da liberdade, da democracia, do Estado de direito, no respeito pelos direitos humanos e pela solidariedade.